domingo, 23 de junho de 2013

Vínculos que vão além da cor da pele


Vínculos que vão além da cor da pele
O amor não tem cor. É assim que Mirian, 39 anos de idade, explica a relação que construiu com a filha adotiva, Camile, de 9. A menina tinha 2 anos e 3 meses de idade quando foi adotada. A mãe conta que ela e o marido Milso Andrade, 55 anos de idade, se apaixonaram pela criança assim que a conheceram. Miriam e o esposo são brancos. Camile é negra. No entanto, a diferença quanto à cor da pele não representou uma barreira.
“Somos sortudos. A Camile tem se mostrado uma filha incrível. Nós é que fomos adotados por ela. E quanto à cor da pele... Sou loira, tenho olhos verdes. Ela é negra. É nítida nossa diferença. Mas ela já aprendeu a lidar com isso, inclusive com os colegas da escola. Tanto que ela não me deixa intervir”, relata a mãe.
Miriam conta que de vez em quando ouve comentários nas ruas sobre a diferença do tom da pele. “Alguns idiotas vêm nos dizer que ela não se parece comigo”, conta. “Mas, por outro lado, há aquelas pessoas que se mostram admiradas e que chegam à conclusão de que esse tipo de adoção é possível”, completa.
O pai define a adoção de Camile como uma experiência extraordinária. “Quando nos casamos, Miriam e eu tínhamos conversado sobre a possibilidade de adotar. Não tínhamos nenhuma restrição. Então, quando a Camile surgiu, tomamos a decisão rapidamente, sem nenhum tipo de barreira. Sentimos depois o estranhamento de algumas pessoas, mas para nós foi uma coisa que se desenvolveu com muita naturalidade. E muitos passaram a vislumbrar a mesma possibilidade de adotar”, diz Milso.
Com 2 anos e 3 meses de idade à época da adoção, a menina reproduzia os hábitos adquiridos na convivência com a família biológica. No entanto, isso também não representou um óbice para o casal. “Toda criança vai passar por um processo de adaptação. Ela tem hábitos que desenvolveu na tenra idade, relacionados à alimentação e higiene, por exemplo, que esbarram em outros hábitos que a família nova tenta ensinar. Esse não foi um processo que aconteceu do dia para a noite, mas aprendemos muito. Afinal, até um filho biológico, recém-nascido, passa por esse processo. Ele tem de se adaptar”, conta Milso.
O casal não esconde o orgulho que sente da filha, cuja personalidade eles estão ajudando a formar. “Ela é uma pessoa muito humana, que se preocupa com o sofrimento dos outros. Aprendemos muito com ela”, orgulha-se Mirian.
Giselle Souza
Agência CNJ de notícias

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Crianças disponíveis para Adoção

Amigos da Adoção!!!!

Segue, abaixo, algumas crianças disponíveis para adoção (atenção que são crianças de Comarcas distintas):

  • Menino, DN: 20/08/2006, 6 anos; menino, DN: 21/05/2004, 9 anos; pardos; saudáveis. São irmãos, sem desmembramento do grupo. Comarca de Três Lagoas/MS – Vara da Infância e da Juventude – Priscila (AS) – priscila.morais@tjms.jus.br e Juliana (Psi.) – juliana.bin@tjms.jus.br– Tel.: (67)3929-1960 / (67)3929-1962.  
  • Menina, DN: 27/04/2002, 11 anos; Menino, DN: 06/09/2000, 12 anos; pardos; saudáveis. São irmãos, sem desmembramento do grupo. Comarca de Três Lagoas/MS – Vara da Infância e da Juventude – Priscila (AS) – priscila.morais@tjms.jus.br e Juliana (Psi.) – juliana.bin@tjms.jus.br– Tel.: (67)3929-1960 / (67)3929-1962.
  • Menino, DN: 15/2/2002, 11 anos, pardo, não possui diagnóstico conclusivo (possível autismo), comunica-se bem, entende regras e as segue, interage bem com outras pessoas. Equipe Técnica Interdisciplinar Cívil do 8º NUR em Angra dos Reis/RJ – Theodomiro (Psicólogo) – tel.: (24) 3365-6793.
  • Menino; DN: 24/11/2001; 11 anos; negro; saudável. Com ação de Destituição do Poder Familiar onde foi determinada a suspensão do poder familiar materno. Decisão de colocação em família substituta na última audiência de Plano Mater. Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital no Rio de Janeiro/RJ - Andréa Rezende Vivas (AS) – e-mail: andrearezende@tjrj.jus.br e tels.: (21) 2503-6361/2503-6365.
  • Menina; DN: 09/02/2004; 9 anos; parda; HIV+. Com extinção do poder familiar dos pais. Disponibilizada para adoção há cerca de 1 ano. Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital no Rio de Janeiro/RJ - Andréa Rezende Vivas (AS) – e-mail: andrearezende@tjrj.jus.br e tels.: (21) 2503-6361/2503-6365.
Para pretendentes à adoção HABILITADOS!!!
Abraços adotivos!
Lívia Curi.
Quintal de Ana.